Fr. Theodore Ratisbonne

A Congregação de Nossa Senhora de Sion é uma comunidade católica romana de irmãs apostólicas e contemplativas. Nós nascemos através da intervenção direta de Maria cujo significado para nós é expresso como a Filha de Sion mencionada pelos profetas. Ela é aquela mulher das escrituras que viveu plenamente a fé e a esperança de seu povo.

Formos fundada “para ser, na Igreja e no mundo, testemunha da fidelidade de Deus ao seu amor pelo povo judeu e para apressar o cumprimento das promessas referentes aos judeus e aos gentios.” (Constituição 2)

Teodoro Ratisbonne, nascido em Estrasburgo em 1802, de uma família judia em via de assimilação, recebera uma educação cheia de retidão e de afeição, mas de pouca formação religiosa. Escreve: “Não gostava de minha religião nem de todas as outras”. De sua confusão brotou um dia essa oração: “Ó Deus, se existes realmente, faze-me conhecer a verdade, e juro que consagrarei a ela minha vida”.

Louise Humann

O ensino de um jovem professor de Filosofia, Luis Bautain, encaminhou aos poucos Teodoro para a descoberta do Deus do Antigo e do Novo Testamento. Teodoro foi batizado aos 24 anos, no Sábado Santo por Louise Humann, que se tornou sua mãe espiritual. Em 1830 Teodoro foi ordenado sacerdote.

Sob a orientação espiritual de Louise, Teodoro viu com maior clareza a ligação entre as Escrituras judaica e cristã, formando uma expressão contínua da fidelidade do amor de Deus e o chamado bíblico para apressar as promessas do Reino de Deus. Ele teve certeza do elo entre as Escrituras e começou a proclamar que elas formam uma única expressão contínua da fidelidade e do amor de Deus pela humanidade.

Por causa de sua preocupação com órfãos e crianças sem condições de educação, ele estabeleceu pequenas escolas em Paris e Estrasburgo, auxiliado por um grupo de mulheres que, mais tarde, formaram uma comunidade religiosa. Teodoro rezava e buscava sempre sinais de discernimento. Foi quando, 20 de janeiro de 1842, seu irmão mais jovem, Afonso Ratisbonne, recebeu em Roma, numa aparição de Maria e a graça da fé cristã. À luz da Palavra de Deus, Teodoro decifrou o sentido do sinal recebido de Maria e, estimulado por seu irmão Afonso, fundou em 1843, a Congregação das Religiosas de Nossa Senhora de Sion.

Hoje, a Congregação está estabelecida em 22 países que servem em vários ministérios. As irmãs contemplativas e apostólicas trabalham juntas e rezam com a Igreja para revelar o amor fiel de Deus pelo povo judeu e para trazer o reino de Deus na terra.

Father Marie – Alphonse Ratisbonne

Seu nome – “Nossa Senhora de Sion”

O nome Nossa Senhora de Sion, escolhido pelo fundador, indica o sentido que tem, para nós, a pessoa de Maria. Filha de Sion por excelência, Maria viveu plenamente a fé e a esperança do seu povo.

Ela disse sim à Palavra de Deus e se tornou mãe de Jesus a quem ela acompanhou até a cruz. Maria estava presente à Igreja que nascia. De posse da plenitude da redenção, ela nos aponta o destino ao qual somos todos chamados.

Sion é o nome bíblico de Jerusalém, Cidade da Paz, símbolo do povo de Israel, o qual Maria pertence. É também a Jerusalém do fim dos tempos, para a qual nós  caminhamos, o futuro para o qual estamos nos movendo, o lugar onde Israel e as nações se reunirão. “Sion, essa palavra lembra todas as esperanças de nossa vocação. ” (Teodoro Rastibonne)

20 de janeiro

 

“20 de janeiro de 1842 é mais eloquente que mil palavras.”

A stained glass in Strasbourg (in the Sion school chapel)

illustrating the event of 20 January

Pois tem a ver com um grande mistério e até, segundo Paulo, “o” mistério por excelência: que Deus revela seu amor por toda a humanidade escolhendo um povo em particular e que Deus nasce deste povo e defende essa escolha dentro da universalidade do Seu amor.

“Ela, Maria, não disse nada, mas tudo eu compreendi!”(Pe Maria-Afonso)

Esse silêncio de Maria nos deixa o espaço para contemplar e examina esse mistério sem pensar que chegamos ao fim. Isso é o que Afonso Ratisbonne entendeu e nos transmitiu, e é o que celebramos a cada 20 de janeiro na grande família de Nossa Senhora de Sion.